Recadoseglitters.com

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Olimpíadas


Significado da Tocha Olímpica


Vamos viajar pela História da Tocha Olímpica e evolução do seu design





Na maior parte, as lendas dos povos antigos afirmam que o fogo foi enviado dos céus como dádiva divina. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo dos deuses no monte Olimpo e deu-o aos humanos. O fogo era tão importante, que em algumas sociedades mantinha-se acesa uma chama perpétua. Na Grécia, muitas casas tinham uma lareira sagrada, que representava a vida ou o espírito das pessoas.
Durante os primeiros Jogos Olímpicos, em 776 a.C., realizou-se o sacrifício de cem bois a Zeus, e um sacerdote ficou postado na extremidade do estádio, segurando uma tocha. Os atletas correram até a extremidade do estádio em direção ao sacerdote, e o vencedor teve o privilégio de apanhar a tocha e acender o fogo do altar para os sacrifícios. A chama queimou simbolicamente durante os jogos em honra a este sacrifício oferecido a Zeus.
Os jogos Olímpicos originais destinavam-se a atiçar as chamas da adoração. Surgiram como festividades religiosas em honra a Zeus, supremo entre os deuses do Olimpo. Tais jogos foram realizados a cada quatro anos de 776 a.C. à 394 d.C., quando o "cristianizado" imperador romano Teodósio "decretou que as festividades pagãs deviam cessar". A Grécia, que na época fazia parte do Império Romano, obedeceu.
Tão irrevogável foi tal decreto romano, que no decorrer dos séculos o local original dos jogos olímpicos ficou perdido e permaneceu desconhecido até o século XIX. Daí sua redescoberta deu origem ao desejo de reavivar a tradição olímpica, de modo que em 1896 foram realizados os "Primeiros Jogos Olímpicos Modernos" pelo Barão francês Pierre de Cobertin, sendo a Primeira Olimpíada Moderna em Atenas.
Desde então, todas as Olimpíadas começam com o acendimento da tocha, e terminam quando é apagada a tocha.
Toda cerimônia de abertura começa a ser falada em francês e depois a língua do país. Essa é mais uma homenagem ao francês Pierre.

Fonte: Texto gentilmente cedido por Gisele K Pereira
Biblioteca Virtual – STI

Evolução das Tochas Olímpicas






Tocha Olímpica de Londres 2012







Valeu conferir né!




Olimpíadas Londres 2012








A 130 dias do início dos Jogos de Londres 2012, o comitê organizador divulgou detalhes do trajeto que será percorrido pela tocha olímpica. Em um mapa interativo, é possível visualizar em detalhes quase todo o percurso, que terá início no dia 19 de maio na Cornualha e se encerrará em 27 de julho, na cerimônia de abertura dos Jogos.
A distância total percorrida pela tocha é de 12.800 quilômetros, e a organização garante que 95% dos cidadãos britânicos terá a oportunidade de testemunhar o rito olímpico a no máximo 16 quilômetros de suas casas. O trajeto exato dos dois últimos dias, em Londres, só será divulgado em maio.
O comitê também divulgou os nomes das 7300 pessoas que terão a honra de carregar a tocha – uma média de 115 por dia. Os felizardos foram indicados pelo comitê e pelos patrocinadores Samsung, Coca-Cola e Lloyds TSB.
Tags: londres, tocha olímpica














O comitê organizador de Londres 2012 (LOCOG) revelou ontem mais detalhes sobre o percurso da tocha olímpica. A chama será acesa no dia 10 de maio na cidade grega de Olímpia, em frente às ruínas do templo de Hera. Para garantir a pureza da chama, o método é o mesmo que se utilizava na Grécia Antiga: um espelho côncavo é usado para refletir os raios do sol.
Em seguida, a tocha viajará pela Grécia até chegar no dia 17 de maio ao estádio Panathinaiko, em Atenas, onde haverá uma cerimônia de entrega. O traslado a Londres será feito no dia 18 em um avião dourado da British Airways (patrocinadora oficial do evento), de prefixo BA2012.
Para garantir a segurança, a chama é mantida em um recipiente cerimonial (uma espécie de lampião), e seu desembarque no Reino Unido será feito em uma base militar em Culdrose, na Cornualha. No dia 19 a tocha começará seu trajeto de 70 dias pelo país, que terminará na cerimônia de abertura, em 27 de julho.
Tags: atenas, cornualha, estádio panathinaiko, londres, olímpia, tocha olímpica







Londres 2012 Jogos Olímpicos, Locais dos Jogos, Estádios Infraestrutura.


Londres 2012 Jogos Olímpicos, Locais dos Jogos, Estádios e Infraestrutura




Londres está preparada para receber os jogos olímpicos em julho de 2012. Estádios maravilhosos, modernos e sofisticados super equipados e prontos para receber o mundo…
O Estádio de Wembley recebe os jogos nos dias 29 e 31 de julho, e 1, 4, 6, 7, 9 e 11 de agosto. Veja foto do Estádio Wembley, situado no noroeste de Londres, é o maior… super moderno com teto retrátil para acionar em dias de chuvas…






É no Estádio Wembley que as medalhas de ouro serão entregues…
Você também precisa conhecer o mais famoso Clube de Tênis do Mundo, Wimbledon…




Em Wimbledon, teremos os jogos com os melhores tenistas do mundo, serão realizados de 28 de julho a 5 de agosto, localizado no sudoeste de Londres, próximo ao Richmond Park e do World Heritage Site of Kew Gradens, com infraestrutura excelente e pronta para receber os atletas do mundo todo.
A grandiosidade é a do Parque Olímpico, que será um enorme complexo onde abrigará o Estádio Olímpico, o Centro Aquático, o Velódromo, o Circuito de BMX, a Arena de Basquete e a Vila Olímpica. Os londrinos terão a disposição após o final dos jogos olímpicos toda essa área para lazer e diversão….
Você já imaginou como é o Eton Dorney?!   Referência mundial em competições da categoria de provas de remo, remo paraolímpico e canoagem… Elton Dorney tem extensão de 2.200 metros, construído em um parque de 440 hectares, possui oito pistas, com uma de retorno separada, de acordo com os padrões internacionais, vale a pena conferir!!!



Os atletas que passarão por esta  maravilhosa raia serão no total 798 atletas, dos quais 197 são mulheres. Um local de extrema qualidade e infraestrutura. Parabéns para os organizadores pelo belíssimo presente …
Vamos mostrar os detalhes do Parque Olímpico, planejado especialmente para a competição dos jogos olímpicos de 2012


Estádio Olímpico Londres 




O novíssimo Estádio Olímpico tem capacidade para 80 mil pessoas, sendo 25 mil em assentos permanentes, na parte inferior, e 55 mil no nível superior, em uma armação temporária, que poderá ser removida após as provas.
O estádio é o mais sustentável já construído, com concreto de baixo carbono, aço 75% mais leve que os normais e uso de materiais reciclados.    As cerimônias de abertura e encerramento serão realizadas no local.


Velódromo




Velódromo – Localizado ao norte do Parque Olímpico foi construído em pouco mais de dois anos e sua edificação prima pela sustentabilidade.
Foram utilizadas madeiras com certificado do Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) nas pistas e em um revestimento externo, que permite ventilação 100% natural.
O design otimiza a luz solar. Tem duas arquibancadas, uma permanente e outra temporária. Entre as camadas haverá uma ”parede” de vidro. Uma verdadeira obra de arte.

Centro Aquático



Projetado pela famosa arquiteta Zaha Hadid, o Centro Aquático chama atenção por seu projeto moderno. Local das provas de saltos ornamentais, natação, natação paraolímpica, mergulho e pentatlo moderno, o espaço possui um teto gigante em forma de onda, que mede 160 metros de comprimento e 80 de largura.





Com o fim dos Jogos Olímpicos, o centro será liberado para o uso da comunidade local, bem como para clubes e escolas próximas. Além, é claro, para os profissionais.

Vila Olímpica e Paraolímpica



A Vila Olímpica e Paraolímpica está localizada perto de todos os ginásios  para facilitar o acesso dos atletas.
Com uma área de 25 hectares, os apartamentos abrigarão cerca de 17 mil pessoas, entre atletas e equipe. O local possui uma extensa área aberta, restaurantes e opções de lazer.
A vila terá internet sem fio e uma praça onde os esportistas encontrarão amigos e familiares. Depois das olimpíadas, será transformada em 2,8 mil novas moradias.  Muito interessante você não acha?!

Fonte:  Revista Contigo Dezembro 2011




Como são escolhidas as Cidades-Sedes dos Jogos Olímpicos




Cidades-Sedes Olímpicas



O processo de escolha das cidades sedes dos jogos olímpicos começa com a inscrição da candidatura das cidades perante o COI (Comitê Olímpico Internacional). Cada cidade inscrita deve apresentar um documento que especifica os planos que devem ser cumpridos, caso a cidade seja escolhida para sediar os jogos olímpicos. Após o recebimento dessas inscrições, o COI deve eleger as cidades que estão inscritas. Sendo essa a primeira fase.  
A segunda fase do processo consiste em uma observação do local (as cidades inscritas). Após essa etapa, ocorre uma votação, na qual somente membros do COI podem participar e têm direito a somente um voto.
A partir de todos esses processos, é que uma das cidades inscritas será escolhida para realizar os Jogos Olímpicos.

Em quais cidades foram realizadas os Jogos Olímpicos de Verão?
Na Era Moderna foram realizados jogos 15 vezes na Europa, 5 vezes na América do Norte ou Central, 2 vezes na Ásia e 2 na Oceania. Veja abaixo a lista de todas as cidades que sediaram os Jogos Olímpicos:

Ano - Cidade - País1896 - Atenas - Grécia1900 - Paris - França1904 - Saint Louis - Estados Unidos1906* - Atenas - Grécia1908 - Londres - Reino Unido1912 - Estocolmo - Suécia1916 - Não realizada1920 - Antuérpia - Bélgica1924 - Paris - França1928 - Amsterdã - Holanda1932 - Los Angeles - Estados Unidos1936 - Berlim - Alemanha1940 - Não realizada1944 - Não realizada1948 - Londres - Reino Unido1952 - Helsínque - Finlândia1956 - Melbourne - Austrália1960 - Roma - Itália1964 - Tóquio - Japão1968 - Cidade do México - México1972 - Munique - Alemanha Ocidental1976 - Montreal - Canadá1980 - Moscou - União Soviética1984 - Los Angeles - Estados Unidos1988 - Seul - Coreia do Sul1992 - Barcelona - Espanha1996 - Atlanta - Estados Unidos2000 - Sydney - Austrália2004 - Atenas - Grécia2008 - Pequim - China2012 - Londres - Reino Unido2016 - Rio de Janeiro - Brasil2020 - a ser escolhida em 2013
2024 - a ser escolhida em 2017
2028 - a ser escolhida em 2021

* Edição comemorativa

O Brasil já sediou os Jogos Olímpicos?
O Brasil será sede de sua primeira Olimpíada em 2016. O Rio de Janeiro foi é a cidade escolhida para sediar os
Jogos Olímpicos de 2016.

Publicado em: http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/sedes-dos-jogos-olimpicos.htm e http://www.brasilescola.com/educacaofisica/como-escolhida-cidadesede-dos-jogos-olimpicos.htm






Logomarcas dos Jogos Olímpicos


Conheça as logomarcas de todas as edições das Olimpíadas desde 1896

Primeiras imagens eram pôsteres; logos tradicionais surgiram em Paris-1924

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro mostrou para o mundo nesta sexta-feira a logomarca das Olimpíadas de 2016. É hora, então, de recordar as imagens das edições passadas. Confira as logos desde Atenas-1896.








De Atenas-1896 a Londres-2012, os cartazes e as logomarcas dos Jogos Olímpicos (Foto: Reprodução)
A evolução da comunicação visual é notável nas logomarcas dos Jogos. De Atenas-1896 a Antuérpia-1920, havia apenas cartazes para representar a competição, sempre com identidades visuais ligadas à época e às cidades-sedes. A primeira edição com uma logomarca de fato foi a de Paris-1924. Quatro anos depois, em Amsterdã, não houve logo, mas a tradição ganhou força em 1932 (Los Angeles) e, de lá para cá, marcou presença em todas as edições.

Quem estampou os aros olímpicos na logo pela primeira vez foi Los Angeles, em 1932 - todos os outros fizeram o mesmo, com exceção de Munique-1972. Simples ou complexas, algumas marcas entraram para a história, como a de Tóquio-1964, com o símbolo do país, e a do México em 1968, com linhas paralelas que ficaram famosas.

Los Angeles, que já tinha feito história em 1932, voltou a inovar em 1984, quando integrou logomarca, mascote, cores e conceitos numa concepção visual que se espalhou por toda a cidade. Agora é a vez do Rio. 

Nos próximos seis anos, a marca lançada nesta sexta em Copacabana vai ficar no imaginário não só do carioca, mas dos amantes do esporte em todo o planeta.


     










 Valores Olímpicos (Excelência, Amizade e Respeito)

  


É uma filosofia de vida que utiliza o esporte como instrumento para a promoção de paz, união, respeito por regras, adversários, diferenças culturais, étnicas e religiosas. Sua base é formada pela combinação entre esporte, cultura e meio ambiente. O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, encarando o esporte como um direito de todos. Tem como ideal a participação em massa, a educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte. Seus princípios são a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Esses valores devem ser aplicados para além do esporte, para o dia-a-dia, para a vida.

OlimpismoA cartilha “Olimpismo – sua origem e ideais”, que contém informações sobre os Jogos Olímpicos e outras competições, está à sua disposição.

Clique aqui para baixar

Posta em: http://www.cob.org.br/movimento_olimpico/olimpismo.asp








 Símbolos (Aro, Tocha e Mascotes)

 











Interligados sobre um fundo branco, nas cores azul, amarela, preta, verde e vermelha, os aros olímpicos foram idealizados em 1914 pelo Barão Pierre de Coubertin. Eles representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. O símbolo do Comitê Olímpico Brasileiro une os aros olímpicos a uma representação da bandeira do Brasil. Os aros interligados simbolizam também o encontro dos atletas de todo o mundo durante os Jogos Olímpicos.



Citius, Altius, Fortius significa, em latim, "o mais rápido, o mais alto, o mais forte". Essa citação, criada pelo Padre Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin, serve como lema do ideal olímpico e resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seus objetivos. Sua essência está na superação dos limites. Ou seja, mais importante do que terminar em primeiro lugar é explorar o próprio potencial, dar o melhor de si e considerar isso uma vitória.



É o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna. A chama é acesa em Olímpia, na Grécia, onde se inicia o revezamento da Tocha, que passa por várias cidades no mundo até chegar à cidade-sede. O fogo sagrado, tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrá-los em paz. A Tocha é transportada por atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura, quando a chama acende a Pira, no Estádio Olímpico, onde será apagada na cerimônia de encerramento. A cada edição, a cidade-sede cria a sua própria Tocha, que ganha novos desenhos e formas.



Compromisso solene feito em público, o juramento olímpico acontece desde os Jogos de Antuérpia 1920. O texto foi modificado nos Jogos de Sidney 2000, quando passou a ter uma referência ao desejo de competir sem recorrer às drogas. O atual juramento, apresentado durante a cerimônia de abertura, é o seguinte: "Em nome de todos os competidores, prometo participar destes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, me comprometendo com um esporte sem doping e sem drogas, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte em honra às nossas equipes".



Criado na Grécia em 1896 pelo compositor Spirou Samara, com letra do músico Cositis Palamas, o Hino Olímpico foi adotado pelo COI em 1958. É executado em todas as cerimônias olímpicas oficiais, enquanto a bandeira olímpica é hasteada.

 

Postado em:  http://www.cob.org.br/movimento_olimpico/simbolos.asp








 Juramento

 

 

Juramento olímpico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Postado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Juramento_ol%C3%ADmpico

 

Ir para: navegação, pesquisa

O juramento olímpico é feito por um atleta e um juiz durante a Cerimônia de Abertura de cada edição dos Jogos Olímpicos.

O atleta, membro da delegação do país anfitrião, segura uma ponta da bandeira olímpica e recita o texto escrito pelo Barão de Coubertin e levemente alterado desde então. O texto fala de respeito às normas e às regras dos Jogos, espírito esportivo, combate ao uso de doping e glória ao esporte[1]
Desde Munique 1972, também há um juramento feito por um árbitro. Segurando uma ponta da bandeira olímpica, o árbitro fala sobre imparcialidade, respeito e espírito esportivo.


Textos do Juramento
O atleta, da equipe do país organizador dos Jogos, segurando uma ponta da bandeira olímpica, recita o juramento:
Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos, respeitando e seguindo as regras que os regem, comprometendo-nos a um desporto sem dopagem e sem drogas, com o espírito verdadeiro do desportivismo, para glória do desporto e honra das nossas equipes.
O árbitro, normalmente também do país organizador, recita:
En nome de todos os júris e árbitros, prometo que cumpriremos as nossas funções durante estes Jogos Olímpicos em total imparcialidade, respeitando e seguindo as regras que os regem, num espírito de desportivismo.
História
O juramento olímpico, escrito por Pierre de Coubertin, foi pronunciado pela primeira vez por um atleta nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920 em Antuérpia. O primeiro juramento pronunciado por um árbitro foi nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 em Sapporo.
O texto do juramento evoluiu ligeiramente ao longo do tempo. Aquele que foi lido por Victor Boin em 1920 dizia:
Juramos que tomaremos parte nos Jogos Olímpicos num espírito de desportivismo, para honra das nossas nações e para glória do desporto.
Em 1961 a palavra juramos foi mudada para prometemos e a expressão para glória das nossas nações foi substituída por para glória das nossas equipas, num clara tentativa de eliminar os nacionalismos dos Jogos Olímpicos.
As palavras relacionadas com a dopagem foram acrescentadas para os Jogos Olímpicos de Verão de 2000 em Sydney.





 Hino



O hino Olímpico voltou a ser cantado em grego, na Austrália – Sydney 2000, o hino foi cantado em grego na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos,  repetido em Pequim 2008 e claro na Gécia – Atenas em 2004, o hino Olímpico também foi cantado em grego.

O Hino Olímpico foi composto pelo grego Spirou Samara, com letra do poeta grego Kostis Palamas em 1896. O hino Olímpico é executado durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, quando a bandeira Olímpica é hasteada, e na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, quando a bandeira Olímpica é baixada.

 

 

Hino Olímpico – Versão em Português

Oh! arcaico espírito imortal, imaculado pai da
beleza, da grandeza e da veracidade,
desça, se faça presente e faça brilhar aqui e
mais além, na Glória de sua Terra e Céu.

Na corrida, na luta e no arremesso, faça
brilhar o ímpeto das nobres competições,
modelando com aço e dignidade o corpo,
coroando-o com a imperecível rama do louro.

Campos, montanhas e mares se vão contigo tal
como um alvi-rubro magno templo, para o

qual se conduz aqui como seu peregrino, oh!
arcaico espírito imortal, cada nação.

Hino Olímpico – Versão Grego lírico

Αρχαίο Πνεύμ’ αθάνατο, αγνέ πατέρα
του ωραίου, του μεγάλου και τ’αληθινού,
κατέβα, φανερώσου κι άστραψ’εδώ πέρα
στην δόξα της δικής σου γης και τ’ουρανού.

Στο δρόμο και στο πάλεμα και στο λιθάρι,
στων ευγενών Αγώνων λάμψε την ορμή,
και με τ’ αμάραντο στεφάνωσε κλωνάρι
και σιδερένιο πλάσε κι άξιο το κορμί.

Κάμποι, βουνά και θάλασσες φέγγουν μαζί σου
σαν ένας λευκοπόρφυρος μέγας ναός,
και τρέχει στο ναό εδώ, προσκυνητής σου,
Αρχαίο Πνεύμ’ αθάνατο, κάθε λαός.

Hino Olímpico – Versão Latim

Arkhaéo Pneúm’ athánato, aghné patéra
tou oraéou, tou meghálou kai t’alithinoú,
katéva, phanerósou ki ástraps’edhó péra
stin dhóksa tis dhikís sou ghis kai t’ouranoú.

Sto dhrómo kai sto pálema kai sto lithári,
ston evghenón Aghónon lámpse tin ormí,
kai me t’amáranto stefánose klonári
kai sidherénio pláse ki áksio to kormí.

Kámpi vouná kai thálasses féngoun mazí sou
san énas levkopórfyros méghas naós,
kai trékhei sto naó edhó, proskynitís sou,
Arkhaéo Pneúm’ athánato, káthe laós.

Hino Olímpico – Versão Inglês

Immortal spirit of antiquity
Father of the true, beautiful and good
Descend, appear, shed over us thy light
Upon this ground and under this sky

Which has first witnessed thy unperishable fame
Give life and animation to these noble games!
Throw wreaths of fadeless flowers to the victors
In the race and in the strife

Create in our breasts, hearts of steel!
In thy light, plains, mountains and seas
Shine in a roseate hue and form a vast temple
To which all nations throng to adore thee
Oh immortal spirit of antiquity!

 





Postado em: http://www.conteudos.org/hino-olimpico/








 
A importância dos Jogos olímpicos

 


Importância dos Jogos Olímpicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos

 

Ir para: navegação, pesquisa

Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica.

A evolução do Movimento Olímpico durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo da mudança das circunstâncias sociais. Alguns destes ajustes incluíram a criação dos Jogos de Inverno para esportes do gelo e da neve, os Jogos Paraolímpicos de atletas com deficiência física e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes. O COI também teve de acomodar os Jogos para as diferentes variáveis econômicas, políticas e realidades tecnológicas do século XX. Como resultado, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais. A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos.

O Movimento Olímpico é atualmente composto por federações esportivas internacionais, comitês olímpicos nacionais (CONs) e comissões organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olímpicos. Como o órgão de decisão, o COI é responsável por escolher a cidade anfitriã para cada edição. A cidade anfitriã é responsável pela organização e financiamento à celebração dos Jogos coerentes com a Carta Olímpica. O programa olímpico, que consiste no esporte que será disputado a cada Jogos Olímpicos, também é determinado pelo COI. A celebração dos Jogos abrange muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, bem como as cerimônias de abertura e encerramento. Existem mais de 13 000 atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Inverno e em 33 diferentes modalidades esportivas com cerca de 400 eventos. Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olímpicas de ouro, prata ou bronze, respectivamente.

Os Jogos têm crescido em escala, a ponto de quase todas as nações serem representadas. Tal crescimento tem criado inúmeros desafios, incluindo boicotes, doping, corrupção de agentes públicos e terrorismo. A cada dois anos, os Jogos Olímpicos e sua exposição à mídia proporcionam a atletas desconhecidos a chance de alcançar fama nacional e, em casos especiais, a fama internacional. Os Jogos também constituem uma oportunidade importante para a cidade e o país se promover e mostrar-se para o mundo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário