PROJETO: MOSAICOS
PROJETO: CORES E FORMAS
Os mosaicos foram produzidos a partir de um texto sobre a origem e a utilidade dos mosaicos e em seguida solicitei que ,cada aluno, quando andasse pela cidade ou em suas residências identificassem os locais ou objetos que fossem produzidos por mosaicos. Depois foi realizada a socialização das observações,em seguida,sob minha explicação dos conceitos de concreto e abstrato e orientação das formas que pudessem ser produzidos os mosaicos , solicitei que os mesmos produzissem suas obras com tema livre.O material utilizado foi: cartolina branca, cartolina americana de várias cores, cola branca, régua, lápis e muita criatividade.
POSTADO POR: PROFESSORA SHEILA LUIZA
PROJETO: PRECONCEITO RACIAL
PROJETO VISTA MINHA PELE
2º momento: A turma foi dividida em grupos para que os mesmos discutissem sobre o tema apresentado: Preconceito racial.
3º momento: Após cada grupo chegar num consenso de opinião abriu-se um espaço para socializarem com a turma.
4º momento: Produção de um texto de opinião.(individual)
5º momento: Socialização dos textos em roda de leitura .Entrega dos textos para correção.
6º momento: (em trio) Escolha do melhor texto do grupo para tradução para o Inglês.
7º momento : Aula expositiva sobre editor de textos(Word/Office.write) e apresentação(PowerPoint/Office.press)
8º momento: Aula no laboratório de informática para digitação dos textos (Português e Inglês).
9º momento: Os grupos vão ao laboratório para pesquisas de imagens e músicas referentes ao tema.
10º momento: Construção de seus slides sobre a orientação da professora e orientadora do laboratório.
11º momento: Socialização dos slides no Data show para a turma, sob a orientação e avaliação da professora.
- Desenvolver um senso crítico sobre o preconceito racial, bem como trabalhar os valores humanos para que os alunos se fortaleçam como sujeito social e cidadão.
2º momento: A turma foi dividida em grupos para que os mesmos discutissem sobre o tema apresentado: Preconceito racial.
3º momento: Após cada grupo chegar num consenso de opinião abriu-se um espaço para socializarem com a turma.
4º momento: Produção de um texto de opinião.(individual)
5º momento: Socialização dos textos em roda de leitura .Entrega dos textos para correção.
6º momento: (em trio) Escolha do melhor texto do grupo para tradução para o Inglês.
7º momento : Aula expositiva sobre editor de textos(Word/Office.write) e apresentação(PowerPoint/Office.press)
8º momento: Aula no laboratório de informática para digitação dos textos (Português e Inglês).
9º momento: Os grupos vão ao laboratório para pesquisas de imagens e músicas referentes ao tema.
10º momento: Construção de seus slides sobre a orientação da professora e orientadora do laboratório.
11º momento: Socialização dos slides no Data show para a turma, sob a orientação e avaliação da professora.
POSTADO POR PROFESSORA SHEILA LUIZA
PROJETO: VISÃO DO MUNDO
PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA JONATHAS PONTES ATHIAS
PROJETO : VISÃO DO MUNDO SOBRE A PERSPECTIVA DO ALUNO
Nas aulas de Português foram realizadas interpretações de diversas leituras (jornal, revistas, músicas, poemas, charges), individual e em grupo, relacionadas sobre atualidade, abordando saúde, política, família, educação,amor e etc..Solicitei que os alunos produzissem um texto de opinião sobre sua visão de mundo, os textos foram escritos , corrigidos e reescritos. Enquanto que nas aulas de Artes os alunos retiravam a essência dos textos e as transformavam em Arte . Confiram !
POSTADO POR PROFESSORA SHEILA LUIZA
Leitura
PROJETO: Quem conta um conto ganha um ponto e meio
Alunos do 9º ano (8ª série)-
2º momento:Leitura do poema As borboletas de Vinicius de Moraes para parodiar de acordo com o tema trabalhado no momento anterior.
3º momento: Correção ortográfica dos poemas e solicitação para reescrevê-los.
4º momento: Aula prática com orientação prévia sobre como cortar a garrafa pet e orientação para as confecções das borboletas.
5º momento: Apreciação das garrafas pets e sugestões para usá-las como decoração do quarto, sala e etc.
Obs:Esses projetos podem ser enriquecidos com visitas a aterros sanitários, Cosanpa e entrevistas com moradores dos bairros sobre o lixo produzido diariamente, entre outros.
Objetivo geral
Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita do educando.
Objetivos específicos
o Desenvolver a leitura e produção textual;
o Motivar o aluno para leitura crítica;
o Reconhecer os elementos narrativos;
o Analisar e aprimorar o próprio discurso com uma visão crítica.
Justificativa
Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal.A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO: Leitura oral, pelos alunos e professora, de diversos contos da literatura infanto-juvenil.
2º MOMENTO: Explicação pela professora sobre gênero textual: Narração (prosa/poesia/música). Características da narração.
3º MOMENTO: Apreciação do filme “A nova Cinderela” e solicitação que assistam também “Para sempre Cinderela” em casa observando as características narrativas.
4º MOMENTO: Leitura dos contos “O bicho de palha” e “Capa de junco” .Um pouco da origem dos contos.Discussão sobre as novas versões dos contos.
5º MOMENTO: Solicitação da produção de uma releitura de um conto. Correção das características da narrativa e estrutura do texto (paragrafação).
6º MOMENTO: Leitura oral dos contos produzidos pelos alunos em roda de leitura e análise da narração.
7º MOMENTO: Reescrita dos contos, corrigindo aspectos gramaticais e o tempo verbal da narração.
8º MOMENTO: Roda de leitura dos contos. Orientação para os títulos dos contos. Recolhimento dos contos para correção final.
9º MOMENTO: Devolução dos contos aos alunos e solicitação que digitem os textos e enviem por e-mail para a professora.
10º MOMENTO: Formatação dos contos para publicação do livro.
11º MOMENTO: Escolha em grupo dos 5 melhores contos para representação teatral nas séries iniciais.Ensaios.
12º MOMENTO: Escolha do nome livro. O “Nossa versão: 39 motivos para você se divertir”
13º MOMENTO: Programação das apresentações.
14º MOMENTO: Exposição dos textos para apreciação no pátio.
15º MOMENTO: Lançamento do livro com coquetel. (Venda dos livros para arrecadar dinheiro para a formatura )
Produto final : Publicação de um livro de contos e Apresentação teatral.
PROJETOS:LIXO
PROJETO: LIXO É ARTE
Conscientizar os alunos dos danos que muitos materiais causam no solo e nos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.
1º momento: roda de conversas sobre os lixos produzidos nos lares e seus destinos. Apresentação de gráficos sobre a quantidade de lixo produzidos diariamente, mensalmente e anualmente pelas pessoas.Solicitação de pesquisas realizadas ao tempo que alguns lixos demoram para se decompor no meio ambiente.
2º momento: socialização das pesquisas e montagem de um mural na sala de aula.Conscientização da limpeza do ambiente que convivemos diariamente.Observar o tipo de lixo mais produzido, por eles.
3º momento: Leitura e reflexão do poema de Manuel Bandeira “O bicho”.
4º momento: Os alunos escolheram um tipo de lixo (garrafa pet, fósforo, rótulo e etc. ) e produziram uma arte que representassem uma temática.
5º momento: socialização das artes e socialização no pátio da escola.
Obs: Esse projeto foi realizado em 2007 , portanto tenho apenas essa imagem nos meus arquivos, mas foram criados trabalhos ótimos principalmente com tampinhas de garrafas.
PROJETO: BORBOLETAS
1º momento: Leitura de textos em roda de leitura sobre a decomposição de algumas matérias e seus prejuízos para o solo. Solicitação para colheta de garrafas pets.2º momento:Leitura do poema As borboletas de Vinicius de Moraes para parodiar de acordo com o tema trabalhado no momento anterior.
3º momento: Correção ortográfica dos poemas e solicitação para reescrevê-los.
4º momento: Aula prática com orientação prévia sobre como cortar a garrafa pet e orientação para as confecções das borboletas.
5º momento: Apreciação das garrafas pets e sugestões para usá-las como decoração do quarto, sala e etc.
Obs:Esses projetos podem ser enriquecidos com visitas a aterros sanitários, Cosanpa e entrevistas com moradores dos bairros sobre o lixo produzido diariamente, entre outros.
PROJETO
Fotografia: Um olhar educando
O curso foi ministrado pelo professor Fernando , em 2008 na UFPA , direcionado aos docentes de Artes.No primeiro momento tivemos a aula teórica sobre imagem (iluminação, perspectiva, profundidade, etc.) e no segundo momento foi realizada a aula prática.A proposta era que individualmente os alunos com suas câmeras buscassem registrar os acontecimentos do local , pois no dia estava sendo realizada a eleição para reitor da Universidade, e resolvi registrar o lixo. No final do curso os alunos apresentaram suas fotos para a turma e análises foram realizadas pelo professor e alunos.
POSTADO POR PROFESSORA SHEILA LUIZA
Amei seus projetos,mas eu preciso de um projeto para a educaão EJA como confecionar algum jogo em sala de aula, com urgencia, qual os objetivos justificativa, se for posssivel mandar por mail cru-vinel@hotmail.com boa tarde um abraço...
ResponderExcluir