Recadoseglitters.com

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Só Projetos

PROJETO: MOSAICOS

PROJETO: CORES E FORMAS



Os mosaicos foram produzidos a partir de um texto sobre a origem e a utilidade dos mosaicos e em seguida solicitei que ,cada aluno, quando andasse pela cidade ou em suas residências identificassem os locais ou objetos que fossem produzidos por mosaicos. Depois foi realizada a socialização das observações,em seguida,sob  minha explicação dos conceitos de concreto e abstrato e orientação das formas que pudessem ser produzidos os mosaicos ,  solicitei que os mesmos produzissem suas obras com tema livre.O material utilizado foi: cartolina branca, cartolina americana de várias cores, cola branca, régua, lápis e muita criatividade.

APARECIDA - EJA
APARECIDA - EJA
CRISTINA EJA
CRISTINA - EJA
YURE 9º ANO D
YURE 9º ANO D
TAINARA E BIANCA 9º ANO D
TAINARA E BIANCA 9º ANO D
ADRIANA E JÉSSICA 8º ANO D
ADRIANA E JÉSSICA -8º ANO D
ERICA E ROSANA  9º ANO D
ERICA E ROSANA 9º ANO D
JAQUELINE E JOÃO OTÁVIO - EJA
JAQUELINE E JOÃO OTÁVIO - EJA
YARA E DIANA 8º ANO D
YARA E DIANA 8º ANO D


POSTADO POR: PROFESSORA SHEILA LUIZA





PROJETO: PRECONCEITO RACIAL

PROJETO VISTA MINHA PELE
  • Desenvolver um senso crítico sobre o preconceito racial, bem como trabalhar os valores humanos para que os alunos  se fortaleçam como sujeito social e cidadão.
1 º momento: Apresentação do Projeto e apreciação do filme “Vista minha pele”.
2º momento: A turma foi dividida em grupos para que os mesmos discutissem sobre o tema apresentado: Preconceito racial.
3º momento: Após cada grupo chegar num consenso de opinião abriu-se um espaço para socializarem com a turma.
4º momento: Produção de um texto de opinião.(individual)
5º momento: Socialização dos textos em roda de leitura .Entrega dos textos para correção.
6º momento: (em trio) Escolha do melhor texto do grupo para tradução para o Inglês.
7º momento : Aula expositiva sobre editor de textos(Word/Office.write) e apresentação(PowerPoint/Office.press)
8º momento: Aula no laboratório de informática para digitação dos textos (Português e Inglês).
9º momento: Os grupos vão ao laboratório para pesquisas de imagens  e músicas referentes ao tema.
10º momento: Construção de seus slides sobre a orientação da professora e orientadora do laboratório.
11º momento: Socialização dos slides no Data show para a turma, sob a orientação e avaliação da professora.
POSTADO POR PROFESSORA SHEILA LUIZA




PROJETO: VISÃO DO MUNDO

PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA JONATHAS PONTES ATHIAS
PROJETO : VISÃO DO MUNDO SOBRE A PERSPECTIVA DO ALUNO
Nas aulas de Português foram realizadas interpretações de diversas leituras (jornal, revistas, músicas, poemas, charges), individual e em grupo, relacionadas sobre atualidade, abordando saúde, política, família, educação,amor e etc..Solicitei que os alunos produzissem um texto de opinião sobre sua visão de mundo, os textos foram escritos , corrigidos e reescritos. Enquanto que nas aulas de Artes os alunos retiravam a essência dos textos e as  transformavam em Arte . Confiram !
PAINEL EXPOSTO NO ENCONTRO DO PDE
PAINEL EXPOSTO NO ENCONTRO DO PDE
ELAINE 8ºC
ELAINE 8ºC
FRANCISCA JOILMA 8ºD
FRANCISCA JOILMA 8ºD
DENIS 8ºD
DENIS 8ºD
8ºC
8ºC
ADRIANO BENDELAQUI 8ºD
ADRIANO BENDELAQUI 8ºD
DIRETORA TEREZA
DIRETORA TEREZA DE JESUS
EDINALDO E EU (ORADORES DO ENCONTRO)
EDINALDO E EU (ORADORES DO ENCONTRO) GRUPO APRESENTANDO COREOGRAFIA
POSTADO POR PROFESSORA SHEILA LUIZA


Leitura

PROJETO: Quem conta um conto ganha um ponto e meio
Alunos do 9º ano (8ª série)-
Objetivo geral
Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita do educando.
Objetivos específicos
o   Desenvolver a leitura e produção textual;
o   Motivar o aluno para leitura crítica;
o   Reconhecer os elementos narrativos;
o   Analisar e aprimorar o próprio discurso com uma visão crítica.
Justificativa
Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal.A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO: Leitura oral, pelos alunos e professora, de diversos contos da literatura infanto-juvenil.
2º MOMENTO: Explicação pela professora sobre gênero textual: Narração (prosa/poesia/música). Características da narração.
3º MOMENTO: Apreciação do filme “A nova Cinderela” e solicitação que assistam também “Para sempre Cinderela” em casa observando as características narrativas.
4º MOMENTO: Leitura dos contos “O bicho de palha” e “Capa de junco” .Um pouco da origem dos contos.Discussão sobre as novas versões dos contos.
5º MOMENTO: Solicitação da produção de uma releitura de um conto. Correção das características da narrativa e estrutura do texto (paragrafação).
6º MOMENTO: Leitura oral dos contos produzidos pelos alunos em roda de leitura e análise da narração.
7º MOMENTO: Reescrita dos contos, corrigindo aspectos gramaticais e o tempo verbal da narração.
8º MOMENTO: Roda de leitura dos contos. Orientação para os títulos dos contos. Recolhimento dos contos para correção final.
9º MOMENTO: Devolução dos contos aos alunos e solicitação que digitem os textos e enviem por e-mail para a professora.
10º MOMENTO: Formatação dos contos para publicação do livro.
11º MOMENTO: Escolha em grupo dos 5 melhores contos para representação teatral nas séries iniciais.Ensaios.
12º MOMENTO: Escolha do nome livro. O “Nossa versão: 39 motivos para você se divertir”
13º MOMENTO: Programação das apresentações.
14º MOMENTO: Exposição dos textos para apreciação no pátio.
15º MOMENTO: Lançamento do livro com coquetel. (Venda dos livros para arrecadar dinheiro para a formatura )
Produto final : Publicação de um livro de contos e Apresentação teatral.

 

PROJETOS:LIXO

PROJETO: LIXO É ARTE

Conscientizar os alunos dos danos que muitos materiais causam no solo e nos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.

HENRIQUE
HENRIQUE
1º momento: roda de conversas sobre os lixos produzidos nos lares e seus destinos. Apresentação de gráficos sobre a quantidade de lixo produzidos diariamente, mensalmente e anualmente pelas pessoas.Solicitação de pesquisas realizadas ao tempo que alguns lixos demoram para se decompor no meio ambiente.
2º momento: socialização das pesquisas e montagem de um mural na sala de aula.Conscientização da limpeza do ambiente que convivemos diariamente.Observar o tipo de lixo mais produzido,  por eles.
3º momento: Leitura e reflexão do poema de Manuel Bandeira “O bicho”.
4º momento: Os alunos escolheram um tipo de lixo (garrafa pet, fósforo, rótulo e etc. ) e produziram uma arte que representassem uma temática.
5º momento: socialização das artes e socialização no pátio da escola.
Obs: Esse projeto foi realizado em 2007 , portanto tenho apenas essa imagem nos meus arquivos, mas foram criados trabalhos ótimos principalmente com tampinhas de garrafas.

PROJETO: BORBOLETAS

1º momento: Leitura de textos em roda de leitura sobre a decomposição de algumas matérias e seus prejuízos para o solo. Solicitação para colheta de garrafas pets.
2º momento:Leitura do poema  As borboletas de Vinicius de Moraes para parodiar de acordo com o tema trabalhado no momento anterior.
3º momento: Correção ortográfica  dos poemas e solicitação para reescrevê-los.
4º momento: Aula prática com orientação prévia sobre como cortar a garrafa pet  e orientação para as confecções das borboletas.
5º momento: Apreciação das garrafas pets e sugestões  para usá-las como decoração do quarto, sala e etc.
P1010118
P1010121
BORBOLETAS
P1010119
P1010116
Obs:Esses projetos podem ser enriquecidos com visitas a aterros sanitários, Cosanpa e entrevistas com moradores dos bairros sobre o lixo produzido diariamente, entre outros.

PROJETO

Fotografia: Um olhar educando

O curso foi ministrado pelo professor Fernando , em 2008 na UFPA , direcionado aos docentes de Artes.No primeiro momento  tivemos a aula teórica sobre imagem (iluminação, perspectiva, profundidade, etc.) e no segundo momento foi realizada  a aula prática.A proposta era que individualmente os alunos com suas câmeras buscassem registrar os acontecimentos do local , pois no dia estava sendo realizada a eleição para reitor da Universidade,  e  resolvi registrar o lixo. No final do curso os alunos apresentaram suas fotos para a turma e análises foram realizadas pelo  professor e alunos.

DSC04607
DSC04609
DSC04616
DSC04611
DSC04625
DSC04636


POSTADO POR PROFESSORA SHEILA LUIZA

Um comentário:

  1. Amei seus projetos,mas eu preciso de um projeto para a educaão EJA como confecionar algum jogo em sala de aula, com urgencia, qual os objetivos justificativa, se for posssivel mandar por mail cru-vinel@hotmail.com boa tarde um abraço...

    ResponderExcluir